24 de fevereiro de 2011

Instalado grupo para promover economia do Interior do Estado

            

            Incrementar o processo de industrialização pelo qual passa o Interior de Pernambuco. Com esse foco, o Poder Legislativo instalou, na tarde de ontem, a Frente Parlamentar de Interiorização do Desenvolvimento do Estado. O colegiado, presidido pelo deputado Rodrigo Novaes (PTC), tem como objetivo dotar os municípios da estrutura necessária à atração de novos investimentos públicos e privados.  Para tanto, como salientou Novaes, a atuação do grupo focará temas como Educação, visando, fundamentalmente, à qualificação da mão de obra local; a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), por meio da qual poderão ser definidas estratégias para escoamento da produção do Interior; e infraestrutura, com vistas à melhoria das estradas e às perspectivas de crescimento em decorrência da Ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco.
           De acordo com decisão unânime dos integrantes da Frente Parlamentar, serão realizados encontros a cada 15 dias e, para as diferentes temáticas, serão reservadas duas reuniões. "Somente depois de feitos os encaminhamentos é que vamos definir os assuntos que trataremos posteriormente. Nosso interesse é que o desenvolvimento seja permanente no Interior", complementou o presidente do grupo parlamentar.  A primeira audiência pública do colegiado acontecerá no dia 16 de março. O encontro terá como alvo a instalação de escolas técnicas e unidades de Ensino Superior em mais municípios de regiões como Agreste e Sertão. Serão convidados os parlamentares da Comissão de Educação e Cultura, e outros representantes do segmento. "Hoje nos damos ao luxo de discutir questões como essa, não somente a erradicação da miséria", frisou Rodrigo Novaes.
         Durante a reunião de instalação, os deputados Adalberto Cavalcanti (PHS), Júlio Cavalcanti (PTB), Raimundo Pimentel (PSB), Odacy Amorim (PSB) e Claudiano Martins Filho (PSDB) destacaram a relevância da iniciativa, "como forma de assegurar o desenvolvimento de todas as regiões". O parlamentar tucano também defendeu a instalação de uma escola técnica no município de Itaíba. O grupo ainda será integrado pelos deputados Diogo Moraes (PSB) e Manoel Santos (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário