14 de maio de 2011

Semana do Museu Palácio Joaquim Nabuco




Começa, na segunda-feira, e segue até quarta-feira, a II Semana de Museu Palácio Joaquim Nabuco. Organizada pela Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo da Casa, o evento faz parte da 9ª Semana Nacional de Museus. “Durante o período, alunos de escolas públicas e privadas do Grande Recife terão acesso ao acervo museológico, contará com visitas guiadas, exposições e mostras de documentos históricos, objetos antigos e de artes”, informou a assistente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, Cynthia Barreto. Também haverá oficina para educadores, realizada na Escola do Legislativo (Elepe), em parceria com o Curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A cerimônia de abertura será às 10h, no Plenário da Casa, com a apresentação do documentário Olhares sobre Nabuco, produzido pela Massangana Multimídia Produções/Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Em seguida, a exposição e mostra de artes, documentos históricos e objetos antigos, além da visita guiada pelo Palácio Joaquim Nabuco.
Na terça-feira, 17, das 10h às 12h, haverá visita guiada e, das 14h às 16h, na Escola do Legislativo, terá a oficina para educadores: Museus e memória na construção do saber, com museólogos convidados da UFPE. Na quarta, a visita acontecerá das 10h às 11h e, em seguida, haverá o encerramento da Semana.
O Palácio Joaquim Nabuco foi reconhecido, oficialmente, como instituição museológica pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/ Minc), em abril de 2010. A 9ª Semana Nacional de Museus, este ano, tem como temática Museu e Memória. O evento acontece anualmente e faz parte das comemorações ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.
Durante a Semana Nacional, instituições museológicas promovem atividades em torno de um mesmo tema. Ao todo, 1.009 museus participarão, oferecendo 3.080 opções de entretenimento e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário