16 de junho de 2011

Cidadania e Educação se unem no combate ao crime e às drogas

 Mesa Compartilhada pelos Palestrantes, Deputados e Doutores
 Juiz de Direito da Criança e Adolescente Marcos Bacelar Palestrando...
 Palestrantes e Deputados que compuseram a mesa legislativa
 Debate entre o Deputado Betinho Gomes, Deputado Adalberto Cavalcanti e o Juiz Marcos Bacelar
Público participante dando sua testemunha sobre a violência entre os jovens

Um debate sobre novas medidas para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, além da violência praticada por crianças e adolescentes, nas escolas públicas, movimentou a audiência pública promovida pelas Comissões de Cidadania e Direitos Humanos e de Educação e Cultura da Alepe, na manhã de ontem. O encontro foi proposto pelo deputado Adalberto Cavalcanti (PHS), que, na ocasião, elogiou o trabalho realizado pelo juiz de Direito Marcos Bacelar, em Petrolina.
O magistrado falou do Projeto Justiça e Cidadania nos Bairros, implementado em Petrolina, em 2009. “Trabalhamos de forma preventiva, ministrando palestras e atendendo, individualmente, a cada jovem. Nosso objetivo é prevenir evasão escolar, indisciplina e agressividade, conscientizando pais, alunos e professores quanto à importância da família”, destacou. Desde que a iniciativa foi implementada, identificou-se redução no número de práticas delituosas. "Os furtos reduziram de 14% para 4%; os roubos de 7% para 2,9%; e os homicídios de 3,5% para 0,96%", contabilizou. O promotor de Justiça Edson Guerra, por sua vez, defendeu políticas educacionais permanentes e ressaltou a importância de a sociedade participar e cobrar resultados.
A responsabilidade da família foi abordada pela defensora pública Maria Luíza Ramos. “É preciso que os jovens alimentem valores morais, a fim de evitar o envolvimento com álcool e drogas. Os professores também precisam ser mais valorizados, para que cumpram a função de orientar os adolescentes”, disse.
Representando a Prefeitura de Gravatá, Sandra Moraes declarou que o Projeto Justiça e Cidadania nos Bairros, implementado em Petrolina, deve servir de exemplo para outras cidades.
Capacitar e estimular os professores para o enfrentamento da problemática são medidas consideradas imprescindíveis pela deputada Teresa Leitão (PT). "Os docentes são essenciais para a formação dos jovens e adolescentes. O problema dos entorpecentes atinge a totalidade das unidades de ensino", lamentou a parlamentar, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Casa.
Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o deputado Betinho Gomes (PSDB) ressaltou a importância em conhecer a experiência adotada em Petrolina e a de cumprir o que preconiza "o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".  Também participaram do encontro a ex-deputada Carla Lapa, representando a Casa Civil; e o deputado Sílvio Costa Filho (PTB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário