30 de abril de 2013

Deputado Adalberto Cavalcanti e representantes de CFC de PE se reúnem com Detran

Foto 1- Os deputados Adalberto Cavalcanti e José Humberto com o secretário executivo da Casa Civil Marcelo Canuto, representantes do Detran Maria de Fátima e Capitão Celivaldo e o vereador por Petrolina Betão do Detran.

Foto 2- Representantes dos CFC’s de Pernambuco. 


Os representantes de Centro de Formação de Condutores de Veículos(CFC) da região do sertão de Pernambuco procuraram o deputado estadual Adalberto Cavalcanti para que o mesmo pudesse intermediar uma reunião com o governo do Estado, o que aconteceu na última quinta-feira (25 de abril) na sala de reuniões da Secretaria da Casa Civil com o secretário executivo Marcelo Canuto. Nesta primeira reunião estiveram presentes acompanhados do deputado Adalberto representantes da Associação do Centro de Formação de Condutores de Veículos de Petrolina através do presidente Ubiratan Luis de Lima correia e de Edson Araújo e Paulo Sobral, o que depois de serem ouvidos pelo Secretário Executivo da Casa Civil, ficou acertado  outra reunião com  associações do Estado de Pernambuco  e diretoria do Detran para o dia 29 de abril.

Reivindicações e soluções

No dia 29 de abril (segunda-feira) às 14 horas, o deputado Adalberto Cavalcanti chegou ao gabinete da Casa Civil do Governo do estado de Pernambuco acompanhado do deputado Estadual José Humberto (PTB)e que já foi presidente do DETRAN_PE, do vereador de Petrolina Adalberto Bruno Filho (Betão do Detran) do PSL e com representantes dos CFC’s da região do sertão do São Francisco, do Araripe, do Pajeú, do agreste, do litoral norte, do litoral sul e da região metropolitana do Recife para a reunião com as presenças do secretário executivo da casa Civil Marcelo Canuto, da presidente do Detran-PE Maria de Fátima e com um dos diretores do Detran Capitão Celivaldo  vale salientar que os cargos do DETRAN  são cargos nomeados por indicação do Senador Armando Monteiro Neto (PTB).

Os representantes dos CFC’s falaram suas reivindicações e inicialmente criticaram a falta de comunicação entre os Centros de Formação de Condutores do Estado com o Detran, a demora ao serem atendidos nos gabinetes do órgão, o valor defasado que recebem do Governo do Estado para a CNH Popular, autorização para o curso presencial de mototaxistas e motofrentista, critérios para exames práticos e um dos fatores que foi mais debatidos foi o que se refere às vagas para habilitações. Ubiratan (Bira)  representante de Petrolina questionou ainda  os CFC’s do sertão  vivem a 800KM da capital onde fica a sede do DETRAN Estadual e que muitas vezes só tomam conhecimento de algumas resoluções já no dia do prazo de vencimento o que dificulta o andamento dos 14 Centros de Formação que existem no município e que ainda aglomera centros de municípios circunvizinhos. Bira ressaltou ainda que a falta de vagas para tiragem de carteira de habilitação em, Petrolina está provocando  com que, muitas pessoas atravessem a ponte e tirem suas habilitações no município vizinho de Juazeiro da Bahia, fazendo com que o Estado de Pernambuco tenha prejuízos.

O dono do CFC Ctran de Recife Igor questionou dos representantes do Detran sobre a demora dos repasses financeiros do Governo do Estado para com os CFC’s relativos às CNH Popular e também sobre os prejuízos que estão tendo com a demora da autorização do Detran para os cursos presenciais de mototaxistas e Motofrentistas.

Depois de toda explanação feita pelos representantes dos CFC’s presente à reunião a presidente do Detran Maria de Fátima destacou que há sempre o interesse do DETRAN Estadual atender bem a todas as reivindicações dos donos dos Centros de Formação de Condutores de veículos e que já neste dia 2 de maio estará sendo publicado uma portaria autorizando os referidos centros a ministrarem os cursos presenciais para mototaxistas e motofrentista. A Presidente ainda ressaltou que em relação ao pagamento das CNH Popular aos CFC’s serão regularizados conforme um agendamento. Outra informação importante dada pela presidente do Detran é que as comissões de avaliação  para tiragem das habilitações estão passando por uma capacitação e qualificação de funcionários do referido órgão estadual. Ao ser questionada sobre o prazo para a entrega dos relatórios de 2013 que venceria neste dia 30 de abril a presidente no momento da reunião prorrogou por mais 30 dias depois de lançados os resultados dos relatórios de 2012.

Conquistas

Para o deputado Adalberto Cavalcanti que articulou estas reuniões entre Governo do Estado e Centro de  Formação de Condutores de Veículos aconteceram avanços consideráveis entre o DETRAN e os representantes dos CFC’s de todas as regiões do Estado.
Os representantes dos CFC’s saíram da reunião satisfeitos com as colocações do secretário Executivo da Casa Civil Marcelo Canuto que sugeriu a criação de um documento de reivindicações pontuadas para que sejam resolvidos todos os problemas dos CFC’s e o Detran-PE. O diretor do Detran Capitão Celivaldo anunciou que, o prazo para os mototaxistas e motofrentistas  se inscreverem no  curso presencial foi prorrogado até agosto o que favorece aos CFC’s de todo estado a ministrarem o referido curso já autorizado pelo Detran-PE.

Por Edvaldo Franciolli

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário